Abigail Conceição de Souza, nasceu em Porto Alegre no dia 12 de outubro de 1921. O craque iniciou sua carreira no Força e Luz clube porto-alegrense de pouca expressão, o atleta começou a jogar futebol aos 12 anos. E até hoje é lembrado pelos sócios do Forcinha como um dos grandes jogadores da história do clube.
Aos 20 anos, foi contratado pelo Internacional, onde fez parte do lendário "Rolo Compressor" colorado, tido por muitos como o maior time que existiu no Rio Grande do Sul, integrou a linha média da equipe comandada pelo técnico Ricardo Diaz, em 1942. Na famosa campanha do hexacampeonato gaúcho do Internacional, Abigail conquistou quatro dos seis títulos. Além disso, atuou num greNal de 1948, famoso clássico em que o Inter aplicou uma goleada de 7 a 0 sobre o tricolor.
Era uma máquina que, nos seus seis anos gloriosos, venceu 19 e empatou 5 dos 28 Gre-Nais que disputou. Igualmente expressiva foi a contabilidade dos gols, foram 87 vermelhos contra 49 do rival. Era um Rolo Compressor.
Abigail só não foi campeão estadual, em 1946 e 1949, ano em que a perda do título metropolitano para o rival fez com que se desmanchasse o melhor time da história do clube.
Abigail seguiu carreira no Nacional de Porto Alegre e depois no Aimoré de São Leopoldo e finalmente no Guarany de Cachoeira do Sul. Exerceu também a função de treinador em diversos clubes do interior do Rio Grande do Sul. Abigail se aposentou como funcionário público, mas teve uma desestrutura familiar e passou dificuldades financeiras, que provocaram problemas de saúde.
A torcida colorada demonstrou gratidão a este craque o ajudando financeiramente até seu último dia de vida. Abigail faleceu no dia 27 de dezembro de 2007, aos 86 anos, devido a falência múltipla dos órgãos, na cidade de Porto Alegre. Seis anos antes, havia sofrido uma isquemia cerebral. O ídolo colorado viveu os últimos anos em um casebre na vila Farrapos.
Abigail, no Gigante em 2007.
Nenhum comentário:
Postar um comentário